MONTE ALEGRE I
sexta-feira, 30 de março de 2007
MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIAS NOVA VIDA E MONTE ALEGRE I
MONTE ALEGRE I
sexta-feira, 16 de março de 2007
Iª MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA - ASSENTAMENTO NOVA VIDA
A Diocese de Santa Luzia implantou o Projeto de Evangelização das SANTAS MISSÕES POPULARES, desde de 2005 ela vem realizando formações a nível diocesano e paroquial (retiros) para a implantação desse lindo projeto missionário que objetiva: O seguimento a Jesus Cristo; Respeitando a dignidade da pessoa humana; Formando assim comunidades vivas e; Em prol da construção de uma sociedade mais justa e solidária. Com tudo, a nossa Paróquia de Sant'ana (Upanema, Campo Grande, Janduís, Paraú e Triunfo Potiguar) não ficou de fora, há vista que fazemos parte da Diocese de Santa Luzia (sede em Mossoró), como isso a cidade de Upanema, a qual vive num grande momento missionário.
Algumas AÇÕES MISSIONÁRIAS realziadas em nossa comunidade:
* Instalação dos Setores: Norte, Sul, Leste e Oeste (Zona Urbana) e Santo Antônio (Poré-Carão, Bom Jesus, Serra). Cada setor missionário tem seus trabalhos de evangelização: visitas, campanhas de solidariedade, missas, catequese, pastoral da família, coral das crianças, missa dos idosos, encontros com crianças e com os adolescentes, dentro outros trabalhos, sem falar que cada setor tem uma prioridade: Setor Norte (idosos); Setor Sul (Adolescentes); Setor Leste (Crianças), Setor Oeste (Família) e Setor Santo Antônio (catequização em geral) e que também tem um padroeiro(a). Outro ponto a se destacar é a instalação da catequese em 10 setores da Zona Rural pela missionária Jonacir (coordenadora da Catequese). Além de tudo isso, foram concretizadas muitas outras ações missionárias contidas no Manual das Santas Missões Populares.
Depois da instalação e efetivação dos setores da Zona Urbana, chegou a vez da Zona Rural e para isso foi montado um projeto especial, o qual denominamos de MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA, onde a partir de domingo (18/03/07) acontecerá a primeira mobilização no Assentamento NOVA VIDA, e a partir dessa, será realizado em todos os demais setores do campo, tendo em vista a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA (26/08 a 02/09/2007), onde acontecerá uma grande exploxão de evangelização em todo o nosso Município, estaremos colhendo os frutos da missão. Expecíficando o projeto da MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA, acontecerá em todos os setores instalados:
- Caminhadas;
- Visitas com a benção das casas;
- Missa Missionária;
- Oficinas (encontros) para crianças e adolescentes; Jovens e para os Adultos;
- Encerramento com apresentação dos gestos concretos, instalação (criação) do Setor Missionário e a formação da Coordenação Missionária local.
VAMOS A MISSÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 15 de março de 2007
MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA - MISSIONÁRIOS(AS) REUNIDOS PLANEJANDO A MISSÃO NA ZONA RURAL
A Coordenação Geral das Santas Missões Populares reuniu os(as) missionários(as) no último domingo passado para decidir os últimos detalhes da 1ª MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA que acontecerá no dia 18 de março (próximo domingo) no PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA VIDA. Será um dia todo de muita evangelização! A Missão na Zona Rural será iniciada e se Deus quiser as comunidades visitas não serão mais as mesmas, pois acontecerá uma exploção missionária e muitas graças acontecerão na vida de todos!
No próximo sábado (17/03), às 16:00 horas, no Salão Paroquial acontecerá uma formação para os(as) missionários(as) que irão participar da missão nas localidades rurais. Você que deseja ser um(a) missionário(a) na Zona Rural, ainda a tempo, é só participar desta reunião!
E vamos a missão!!!!!!!!!!!!!!!
VIA SACRA PÚBLICA - SETOR SUL - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
No dia 08 de março, dia INTERNACIONAL DA MULHER, o SETOR MISSIONÁRIO SUL promoveu algumas atividades, entre elas, uma marcha das mulheres logo cedo pela manhã e a noite Via Sacra Pública homenagendo assim todas as mulheres da nossa cidade e de todo o mundo, rezendo para que elas possam ter cada vez mais uma vida digna e que sejam respeitadas por todos, tendo direitos iguais. Os eventos foram muito bem participativos, inclusive no final aconteceu um Festival do Cachorro-quente em prol da Evangelização do Setor Sul.
PARABÉNS AO SETOR SUL PELA INICIATIVA!!!!!!!!!!
quarta-feira, 14 de março de 2007
MISSA DAS FAMÍLIAS - CF 2007 e ENTREGAS DAS IMAGENS DA SAGRADA FAMÍLIAS AOS CASAIS
ESCOLA DA FÉ - FORMAÇÃO BÍBLICA - ASSESSORIA XAVIER GONDIM
quarta-feira, 7 de março de 2007
segunda-feira, 5 de março de 2007
PROGRAMA IGREJA EM MISSÃO! - FM 104,9 - LIBERDADE
Obrigado a todos pela audiência!
ORAÇÃO DA CF-2007
Deus criador, Pai da família humana,
Vós formastes a Amazônia, maravilha da vida,
bênção para o Brasil e para o mundo.
Despertai em nós o respeito e a admiração pela obra
que vossa mão entregou aos nossos cuidados.
Ensinai-nos a reconhecer o valor de cada criatura
que vive na terra, cruza os ares ou se move nas águas.
Perdoai, Senhor, a ganância e o egoísmo destruidor;
moderai nossa sede de posse e poder.
Que a Amazônia, berço acolhedor de tanta vida,
seja também o chão da partilha fraterna,
pátria solidária de povos e culturas,
casa de muitos irmãos e irmãs.
Enviai-nos todos em missão!
O Evangelho da vida, luz e graça para o mundo,
fazendo-nos discípulos e missionários de Jesus Cristo,
indique o caminho da justiça e do amor;
e seja anúncio de esperança e de paz
para os povos da Amazônia e de todo o Brasil.
Amém.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007
Ao iniciar o itinerário espiritual da Quaresma, a caminho da Páscoa da ressurreição do Senhor, desejo mais uma vez aderir à Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2007, está subordinada ao tema “Fraternidade e Amazônia” e ao lema “Vida e Missão neste chão”.É um tempo em que cada cristão é convidado a refletir de modo particular sobre as várias situações sociais do povo brasileiro que requerem maior fraternidade.
A proposta para este ano destina-se a promover a fraternidade efetiva com as populações amazônicas, defendendo e promovendo a vida que se manifesta com tanta exuberância na Amazônia. Por sua vez, esta mesma preocupação se insere no amplo tema da defesa do meio ambiente, para o qual este vasto território constitui um patrimônio comum que, por sua realidade humana, sócio-política, econômica e ambiental, requer especial atenção da Igreja e da sociedade brasileira.
Neste contexto, insere-se, porém, de maneira determinante, a ação eclesial dirigida a fomentar um processo de ampla evangelização que estimule a missionariedade e crie condições favoráveis para a descoberta e o crescimento na fé de toda a população amazônica. Em continuidade com os meus Veneráveis predecessores, desejo fazer um preito de gratidão a todos aqueles corajosos missionários, que se consagraram e se consagram, à custa inclusive da própria vida, em levar a fé católica às cidades e aldeias da região; homens e mulheres que, por amor a Deus, entregaram-se de corpo e alma para a extensão do Reino de Deus nesta Terra de Santa Cruz.
Com estes auspícios, invoco a proteção do Senhor, para que a sua mão benfazeja se estenda por todo o Brasil e, de modo especial, sobre a Amazônia e sua população espalhada pelas cidades, aldeias e florestas, derramando seus dons de paz e de prosperidade e que, com a sua graça, desperte em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. Com uma especial Bênção Apostólica.
Papa Bento XVI
Vaticano, 16 de janeiro de 2007
QUARESMA - TEMPO FAVORÁVEL A ORAÇÃO - REFLEXÃO - DOAÇÃO! - "MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI"
«Hão-de olhar para Aquele que trespassaram» (Jo 19, 37)
«Hão-de olhar para Aquele que trespassaram» (Jo 19, 37). Este é o tema bíblico que guia este ano a nossa reflexão quaresmal. A Quaresma é tempo propício para aprender a deter-se com Maria e João, o discípulo predileto, ao lado d’Aquele que, na Cruz, cumpre pela humanidade inteira o sacrifício da sua vida (cf. Jo 19, 25). Portanto, dirijamos o nosso olhar com participação mais viva, neste tempo de penitência e de oração, para Cristo crucificado que, morrendo no Calvário, nos revelou plenamente o amor de Deus. Detive-me sobre o tema do amor na Encíclica Deus caritas est, pondo em realce as suas duas formas fundamentais: o ágape e o eros.
O amor de Deus: ágape e eros
A palavra ágape, muitas vezes presente no Novo Testamento, indica o amor oblativo de quem procura exclusivamente o bem do próximo; a palavra eros denota, ao contrário, o amor de quem deseja possuir o que lhe falta e anseia pela união com o amado. O amor com o qual Deus nos circunda é sem dúvida ágape. De fato, pode o homem dar a Deus algo de bom que Ele já não possua? Tudo o que a criatura humana é e possui é dom divino: é portanto a criatura que tem necessidade de Deus em tudo. Mas o amor de Deus é também eros. No Antigo Testamento o Criador do universo mostra para com o povo que escolheu uma predileção que transcende qualquer motivação humana. O profeta Oséias expressa esta paixão divina com imagens audazes, como a do amor de um homem por uma mulher adúltera (cf. 3, 1-3); Ezequiel, por seu lado, falando do relacionamento de Deus com o povo de Israel, não receia utilizar uma linguagem fervorosa e apaixonada (cf. 16, 1-22). Estes textos bíblicos indicam que o eros faz parte do próprio coração de Deus: o Onipotente aguarda o «sim» das suas criaturas como um jovem esposo o da sua esposa. Infelizmente desde as suas origens a humanidade, seduzida pelas mentiras do Maligno, fechou-se ao amor de Deus, na ilusão de uma impossível auto-suficiência (cf. Gn 3, 1-7). Fechando-se em si mesmo, Adão afastou-se daquela fonte de vida que é o próprio Deus, e tornou-se o primeiro daqueles «que, pelo temor da morte, estavam toda a vida sujeitos à escravidão» (Hb 2, 15). Deus, contudo, não se deu por vencido, aliás o «não» do homem foi como que o estímulo decisivo que o levou a manifestar o seu amor em toda a sua força redentora.
A Cruz revela a plenitude do amor de Deus
É no mistério da Cruz que se revela plenamente o poder incontível da misericórdia do Pai celeste. Para reconquistar o amor da sua criatura, Ele aceitou pagar um preço elevadíssimo: o sangue do seu Filho Unigênito. A morte, que para o primeiro Adão era sinal extremo de solidão e de incapacidade, transformou-se assim no ato supremo de amor e de liberdade do novo Adão. Pode-se então afirmar, com São Máximo, o Confessor, que Cristo «morreu, se assim se pode dizer, divinamente, porque morreu livremente» (Ambígua, 91, 1956). Na Cruz manifesta-se o eros de Deus por nós. Eros é de fato – como se expressa o Pseudo Dionísio – aquela «força que não permite que o amante permaneça em si mesmo, mas o estimula a unir-se ao amado» (De divinis nominibus, IV, 13: PG 3, 712). Qual «eros mais insensato» (N. Cabasilas, Vita in Cristo, 648) do que aquele que levou o Filho de Deus a unir-se a nós até ao ponto de sofrer como próprias as conseqüências dos nossos delitos?
«Aquele que trespassaram»
Queridos irmãos e irmãs, olhemos para Cristo trespassado na Cruz! É Ele a revelação mais perturbadora do amor de Deus, um amor em que eros e ágape, longe de se contraporem, se iluminam reciprocamente. Na Cruz é o próprio Deus que mendiga o amor da sua criatura: Ele tem sede do amor de cada um de nós. O apóstolo Tomé reconheceu Jesus como «Senhor e Deus» quando colocou o dedo na ferida do seu lado. Não surpreende que, entre os santos, muitos tenham encontrado no Coração de Jesus a expressão mais comovedora deste mistério de amor. Poder-se-ia até dizer que a revelação do eros de Deus ao homem é, na realidade, a expressão suprema do seu ágape. Na verdade, só o amor no qual se unem o dom gratuito de si e o desejo apaixonado de reciprocidade infunde um enlevo que torna leves os sacrifícios mais pesados. Jesus disse: «E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim» (Jo 12, 32). A resposta que o Senhor deseja ardentemente de nós é antes de tudo que acolhamos o seu amor e nos deixemos atrair por Ele. Mas aceitar o seu amor não é suficiente. É preciso corresponder a este amor e comprometer-se depois a transmiti-lo aos outros: Cristo «atrai-me para si» para se unir comigo, para que eu aprenda a amar os irmãos com o seu mesmo amor.
Sangue e água
«Hão-de olhar para Aquele que trespassaram». Olhemos com confiança para o lado trespassado de Jesus, do qual brotam «sangue e água» (Jo 19, 34)! Os Padres da Igreja consideraram estes elementos como símbolos dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Com a água do Batismo, graças à ação do Espírito Santo, abre-se para nós a intimidade do amor trinitário. No caminho quaresmal, recordando o nosso Batismo, somos exortados a sair de nós próprios e a abrir-nos, num abandono confiante, ao abraço misericordioso do Pai (cf. São João Crisóstomo, Catechesi, 3, 14 ss.). O sangue, símbolo do amor do Bom Pastor, flui em nós especialmente no mistério eucarístico: «A Eucaristia atrai-nos para o ato oblativo de Jesus... somos envolvidos na dinâmica da sua doação» (Enc. Deus caritas est, 13). Vivamos então a Quaresma como um tempo «eucarístico», no qual, acolhendo o amor de Jesus, aprendemos a difundi-lo à nossa volta com todos os gestos e palavras. Contemplar «Aquele que trespassaram» estimular-nos-á desta forma a abrir o coração aos outros reconhecendo as feridas provocadas à dignidade do ser humano; impulsionar-nos-á, sobretudo, a combater qualquer forma de desprezo da vida e de exploração da pessoa e a aliviar os dramas da solidão e do abandono de tantas pessoas. A Quaresma seja para cada cristão uma experiência renovada do amor de Deus que nos foi dado em Cristo, amor que todos os dias devemos, por nossa vez, «dar novamente» ao próximo, sobretudo a quem mais sofre e é necessitado. Só assim poderemos participar plenamente da alegria da Páscoa. Maria, a Mãe do Belo Amor, nos guie neste itinerário quaresmal, caminho de conversão autêntica ao amor de Cristo. Desejo a vós, queridos irmãos e irmãs, um caminho quaresmal proveitoso, enquanto com afeto envio a todos uma especial Bênção Apostólica.
Vaticano, 21 de novembro de 2006.
Papa Bento XVI
sexta-feira, 2 de março de 2007
MISSA MISSIONÁRIA - SETOR OESTE (01/03/2007)
SER PARÓQUIA – UM SONHO PERTO DE SER REALIZADO!
OS DESAFIOS DA MISSÃO!
REUNIÕES MISSIONÁRIAS NA ZONA RURAL
REUNIÃO NO ASSENTAMENTO NOVA VIDA
18/03/2007 – Monte Alegre I
25/03/2007 – Nova Vida
01/05/2007 – Palheiros III.
E domingo estaremos estendendo as visitas às demais localidades rurais de nossa cidade, articulando as mobilizações para que até o mês de agosto/2007 possamos ter realizado em todos os setores rurais e urbanos a MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA. E no período de 26 de agosto até o dia 02 de setembro/2007 poder realizar a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA em nossa cidade, uma grande festa missionária!
SANTAS MISSÕES POPULARES
TERÇO DOS HOMENS
INAUGURADO 1ª ETAPA DO COMPLEXO PASTORAL UPANEMA/RN
SUÍTE DO PADRE
INAUGURADA SALA DO DÍZIMO
DIZIMISTAS VISITANDO AS INSTALAÇÕES DA SALA